sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mídia e comunicação / Outdoor

A origem do Outdoor
 Como primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, seus serviços e idéias, o outdoor já fazia parte das civilizações passadas, como nas inscrições pré-históricas nas cavernas, nos hieróglifos egípcios, etc.

                                        Hieróglifo egípcio no museu do Louvre.

Temos exemplos de outdoor dentro dos templos da Mesopotâmia em pedras talhadas, na Grécia em rolos de madeira chamados de cyrbes, na Roma Antiga em forma de retângulos divididos por tiras de metal sobre muros pintados com cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever neles a sua mensagem com carvão, e nas ruínas de Pompéia, onde foram encontrados vinte e três desses quadros destinados a propaganda. O outdoor serve como um auxiliador de memória para comerciais e anúncios publicados em outros meios, mas deve ter como principal característica a simplicidade e clareza de informação, com uma mensagem direta e de fácil leitura, com o propósito de atingir o target, com a fixação da marca devido à grande abrangência de cobertura e exposição de 24 horas no ar durante 14 dias, funcionando como reforço a persuasão por meio da repetição.


Embora a tendência seja denominar toda mídia exterior de outdoor, esse meio é a mídia publicitária mais utilizada ao ar livre e possui uma característica própria, pois envolve muita organização e coordenação. É uma das opções de mídia mais requisitadas pelas agencias e anunciantes, quando a intenção é causar impacto, tanto no lançamento ou na sustentação de um produto ou serviço. Por ser um meio instantâneo de comunicação e cada pessoa ver o outdoor do seu jeito, ele se torna uma mídia com inúmeras vantagens, pois ao olharmos um outdoor sempre surge uma nova expectativa e uma grande emoção, assim como o tempo o outdoor se renova em idéias, trabalho e muita criatividade. Mas o outdoor não se resume em simples cartazes impressos que juntos compõem uma grande imagem, hoje os outdoors são interativos, muito mais elaborados e criativos, alguns são painéis que possuem sensores infravermelhos que sentem a presença dos pedestres que por sua vez podem controlar o slide contido no outdoor apenas passando na frente da tela, ou tocando a mesma, outros se utilizam de fatores da natureza para causar efeito e chamar a atenção. Com a preocupação ambiental em todos os setores os outdoors também evoluíram nessa área, e alguns já são movidos a vento e iluminados com sensores solares, o que reduz e muito o investimento para o anunciante, se tornando assim uma mídia de custo/beneficio. 
  O Outdoor atua de forma eficaz na exibição de qualquer tipo de anúncio, seja ela de lançamento, sustentação, fixação de marcas e conceitos, campanhas institucionais ou de varejo, além da promoção e complementação de outras mídias, permitindo uma cobertura nacional, regional ou local. Participa ativamente da rotina dos consumidores dos centros urbanos, ditando comportamentos, hábitos e cultura, e principalmente, promovendo e estimulando o consumo do que nele é anunciado. Uma mídia de baixo custo e alto poder de recall, pelo impacto visual, freqüência de exposição e excelente cobertura. Como mídia geográfica, permite atingir cidades, bairros e até ruas específicas, possibilitando ao anunciante e a agência atingir com mais precisão seu público alvo.
O outdoor contém informações superficiais, pois os textos utilizados são em formas de frases de efeitos não podendo conter explicações minuciosas a mensagem tem que ser direta.


 Outdoors
veja os outdoors mais criativos e diferentes do mundo!
















Use sua criatividade,na hora de produzir seus outdoor!





quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Etíca em Eventos.

Um organizador de eventos deve ter o perfil de um profissional atuante e de extrema organização, além de conhecer profundamente sua atividade. A dedicação e a pesquisa, além de algumas regras de etiqueta, irão ajudar, não somente no contato com o cliente, mas para deixá-lo preparado para possíveis situações que aparecerão.
Em sentido restrito, a ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo, no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas. É o que se chama de ética profissional, existente em praticamente todas as profissões e resultado dos usos e costumes que prevalecem na sociedade. Dessa forma, surgiram os Códigos de Ética; eles oferecem orientações, estabelecem diretrizes para um nível digno de conduta profissional. A ética profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Planejar é Fundamental

Planejar:

Em outubro eu e alguns alunos do curso de eventos estaremos organizando juntamente com a turma de Pedagogia do IFPA-Instituto Federal do Pará, o II Seminário de Educação Infantil que acontecera em outubro na cidade de São João de Pirabas /PA.

 O tema ainda não foi definido, mais, o evento já esta sendo planejado. E o primeiro passo é divisão de tarefas!


Dividindo os trabalhos em comissões e equipes, torna-se mais fácil de planejar!
Devido a isso decidir fazer um artigo sobre a importância do planejamento em evento.
Você já se perguntou por que algumas coisas que fazemos na vida não dar certo?

Seja na área financeira, amorosa..uma viajem talvez!
Muitas dessas coisas não dão certo devido à falta de planejamento ou devido a um planejamento mal elaborado!
Planejar é criar metas, objetivos, inovar, ser criativo.
Planejar é muito mais que colocar no papel...
Planejando se tem 95% de chance do evento ser um sucesso.
Sem esquecer os planos A e B...e se possível o C e a criatividade para se sair de situações difíceis....
Tipo se você estivesse em uma colação de grau (só lembrando a minha ta chegando..estou tão nervoso....),e faltasse a bebida na hora do baile...o que você faria?

Se você planejou, deve ter pensado no plano B...
Não pensou..hummm..seu planejamento ficou deficiente...e seu evento..mal falado.

No Seminário de Educação Infantil, tive a honra de estar participando da comissão de programação cultural, que é aquele momento de distração dos participantes, e para essa programação, estamos organizando uma noite cultural, com grupos folclóricos, bandas e muitas atrações. Pra que nada aconteça de errado, o planejamento tem que ser feito, pois ele é muito importante para o decorrer da execução do evento.
Então gente planejar é fundamental, ver o que vamos precisar, orçamento, local, publico alvo, pontos fortes e pontos fracos.
Agora que você já sabe que o planejamento é importante, comece a planejar sua vida, comece a planejar seu dinheiro, seus amores, suas viagens, e quem sabe seus eventos.

E uma dica: Seja criativo, e tenha parceiros (não concorrentes), pois quando o bixo pega, isso te ajuda bastante...
Então é isso...
Abraços....

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Curso técnico em eventos

Técnico em Eventos

APRESENTAÇÃO

Turismo é uma das atividades desenvolvidas no mundo que mais influencia o crescimento econômico. Segundo o Conselho Mundial de Turismo e Viagens (Organização Mundial do Turismo, 2008) o setor de Turismo é responsável pela manutenção e criação de 260 milhões de empregos em todo o mundo, o que representa mais de 10% da força de trabalho mundial, tornando-se a atividade que mais contribui para o desenvolvimento econômico global.
.PERFIL PROFISSIONAL:



De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o profissional Técnico em Eventos será capaz de: Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal.
Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.


ATIVIDADES

·         #Auxiliar nas ações de planejamento de eventos;
·        # Auxiliar nas atividades de comercialização do evento;
·         #Supervisionar pessoas, espaço, equipamentos e materiais para Eventos;
·       #  Aplicar normas de cerimonial, protocolo e etiqueta;
·       #  Decorar ambientes para eventos;
·         #Elaborar projetos de eventos;
·        # Operar equipamentos eletrônicos e de multimídia como microfone, data-show, aparelhos de som, etc.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS


·                # Auxiliar no planejamento, realização e avaliação de eventos das mais diversas naturezas;
·       #  Dominar as técnicas de cerimonial, protocolo e etiqueta e executá-las de acordo com a natureza do evento;
·        #Auxiliar na operacionalização do conjunto ou parte dos serviços a serem executados em um evento, dentro das normas operacionais e de protocolo;
·        # Identificar os meios, equipamentos e serviços necessários ao planejamento e realização de eventos;
·        # Utilizar ferramentas de marketing para atingir a satisfação do cliente;
·        # Apurar custos e determinar preços de produtos e serviços na realização de um evento.

PODERÁ ATUAR EM:
·                    
                           Empresas de eventos;

·               Meios de hospedagem;

·             Instituições públicas e privadas;

·                 Cruzeiros marítimos e;


       Restaurantes e bufê.

·         Bom gente,então como vocês viram,a área de eventos e turismo é muito ampla,e nos como bons profissionais estamos nos capacitando a cada aula,para poder oferecer a nossos clientes um bom serviço.
Abraços até a próxima....fui que tenho que estudar!......

Curso técnico em eventos!

Técnico em Eventos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comer,comer,comer,!!comer..comer!! para pode crescer!

Quem não gosta de comer?Na verdade são variados pratos que deixam os eventos ainda mais gostosos.
São jantares, aniversários, eventos sociais do tipo casamento, almoços e outros eventos que envolvem sabores e aromas deliciosos.  

Vai aí, uma dica dado pela professora de alimentos e bebidas Alexsandra, para um jantar de 25 pessoas, com a duração de 20 a 22: 30 h.

Os gordinhos que se controlem, pois esse artigo vai dar água na boca.  

O cardápio?
Começa se servindo bebidas do tipo refrigerante e espumante.
Entrada: (20h25min às 20h50min)
Logo vem a entrada, que pode ser frios ou quentes.
Frio serve-se uma salada de marisco


                              Quente serve-se bolinho de bacalhau

Ambos servidos com refrigerante e espumante.
Das 21 as 22 h servem se os pratos principais.
                                      Frango ao molho branco

                                                   File a parmeciana

Guarnição: (conhecido como acompanhamento)
                                                 Arroz branco

                                                  Arroz a grega

                                                     Puré de abóbora

                                                      Salada tropical

Os pratos principais são servidos com vinho branco para o franco ou carne branca e vinho tinto para o file ou carne vermelha.



De sobremesa que será servida das 22h10min às 22h25min temos:
                                                   Torta alemã

                                                    Pie de pêssego.

huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
!!!!!!!!!

Deu até fome!!

E por ultimo o cafezinho (de saída).
 
Bom gente essa é a dica.
Deu até água na boca.
agora,monte seu mise-place e aproveite a festa!
Na decoração da mesa,abuse no vermelho,pois ele estimula o apetite.
Comer é bom gente, mais tenha uma alimentação saudável.
xauuuuuu!
Bjs até a próxima!