sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mídia e comunicação / Outdoor

A origem do Outdoor
 Como primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, seus serviços e idéias, o outdoor já fazia parte das civilizações passadas, como nas inscrições pré-históricas nas cavernas, nos hieróglifos egípcios, etc.

                                        Hieróglifo egípcio no museu do Louvre.

Temos exemplos de outdoor dentro dos templos da Mesopotâmia em pedras talhadas, na Grécia em rolos de madeira chamados de cyrbes, na Roma Antiga em forma de retângulos divididos por tiras de metal sobre muros pintados com cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever neles a sua mensagem com carvão, e nas ruínas de Pompéia, onde foram encontrados vinte e três desses quadros destinados a propaganda. O outdoor serve como um auxiliador de memória para comerciais e anúncios publicados em outros meios, mas deve ter como principal característica a simplicidade e clareza de informação, com uma mensagem direta e de fácil leitura, com o propósito de atingir o target, com a fixação da marca devido à grande abrangência de cobertura e exposição de 24 horas no ar durante 14 dias, funcionando como reforço a persuasão por meio da repetição.


Embora a tendência seja denominar toda mídia exterior de outdoor, esse meio é a mídia publicitária mais utilizada ao ar livre e possui uma característica própria, pois envolve muita organização e coordenação. É uma das opções de mídia mais requisitadas pelas agencias e anunciantes, quando a intenção é causar impacto, tanto no lançamento ou na sustentação de um produto ou serviço. Por ser um meio instantâneo de comunicação e cada pessoa ver o outdoor do seu jeito, ele se torna uma mídia com inúmeras vantagens, pois ao olharmos um outdoor sempre surge uma nova expectativa e uma grande emoção, assim como o tempo o outdoor se renova em idéias, trabalho e muita criatividade. Mas o outdoor não se resume em simples cartazes impressos que juntos compõem uma grande imagem, hoje os outdoors são interativos, muito mais elaborados e criativos, alguns são painéis que possuem sensores infravermelhos que sentem a presença dos pedestres que por sua vez podem controlar o slide contido no outdoor apenas passando na frente da tela, ou tocando a mesma, outros se utilizam de fatores da natureza para causar efeito e chamar a atenção. Com a preocupação ambiental em todos os setores os outdoors também evoluíram nessa área, e alguns já são movidos a vento e iluminados com sensores solares, o que reduz e muito o investimento para o anunciante, se tornando assim uma mídia de custo/beneficio. 
  O Outdoor atua de forma eficaz na exibição de qualquer tipo de anúncio, seja ela de lançamento, sustentação, fixação de marcas e conceitos, campanhas institucionais ou de varejo, além da promoção e complementação de outras mídias, permitindo uma cobertura nacional, regional ou local. Participa ativamente da rotina dos consumidores dos centros urbanos, ditando comportamentos, hábitos e cultura, e principalmente, promovendo e estimulando o consumo do que nele é anunciado. Uma mídia de baixo custo e alto poder de recall, pelo impacto visual, freqüência de exposição e excelente cobertura. Como mídia geográfica, permite atingir cidades, bairros e até ruas específicas, possibilitando ao anunciante e a agência atingir com mais precisão seu público alvo.
O outdoor contém informações superficiais, pois os textos utilizados são em formas de frases de efeitos não podendo conter explicações minuciosas a mensagem tem que ser direta.


 Outdoors
veja os outdoors mais criativos e diferentes do mundo!
















Use sua criatividade,na hora de produzir seus outdoor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário